"Fortalecer os vínculos familiares deve ser uma das principais metas da sociedade, pois famílias fortes e unidas são a base para um mundo melhor". Profª Dra. Regiane Souza Neves
PSICANÁLISE
A Psicanálise é um campo clínico e de investigação da psique humana que tem origem na Medicina. Essencialmente é uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia. A psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética e da cultura humana. Trata das doenças nervosas e promove o autoconhecimento e a compreensão das aspirações, angústias, sofrimentos, sonhos e fantasias.
PSICOMOTRICIDADE
A Psicomotricidade analisa o ser humano e a forma como ele se relaciona com o mundo e consigo mesmo por meio do movimento. O psicomotricista observa seu paciente, estimula-o a alcançar novos limites e trabalha de forma lúdica a fim de entender os aspectos emocionais que possam ter impacto no desenvolvimento.
TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
A TCC é uma abordagem estruturada, estabelecida a partir da colaboração entre terapeuta e paciente. É recomendada para crianças, adolescentes, adultos e idosos. A técnica consiste em buscar uma reestruturação cognitiva sobre emoções e comportamentos, por meio de intervenções sobre as cognições baseadas em eventos significativos para o paciente e engloba diversos modelos de intervenção. Diferente de outras abordagens de psicoterapia, a terapia cognitivo-comportamental tem como objetivo fazer com que o paciente mude o seu comportamento a partir da alteração dos pensamentos e sentimentos disfuncionais que apresenta em um determinado transtorno (depressão, ansiedade, pânico, crises nervosas, estresse, etc) e/ou comorbidades de distúrbios, transtornos e síndromes (autismo, déficit de atenção e hiperatividade, transtorno opositivo, transtorno sensorial, etc).
NEUROPSICOPEDAGOGIA
A Neuropsicopedagogia associada aos conhecimentos neurologicos vai integrar o atendimento psicopedagógico, quando necessário, para melhor entender a forma como o cérebro recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora todas as sensações captadas pelos diversos elementos sensores para, a partir desse entendimento, poder adaptar às metodologias e técnicas educacionais à todas as pessoas e, principalmente, aquelas com características cognitivas e emocionais diferenciadas.
PSICOPEDAGOGIA
A Psicopedagogia é uma área da saúde e educação que busca na psicologia, psicanálise, pedagogia, psicolinguística, psiquiatria, antropologia, farmacologia entre outros, o conhecimento necessário para entender como se dá o processo de aprendizagem nos indivíduos.
ORIENTAÇÃO FAMILIAR
Baseado na importância que as famílias têm na formação educacional, ética, moral e cidadã, das crianças e dos jovens, agregando valores e princípios para que todos tenham um propósito na vida, realizamos um trabalho de Orientação e Fortalecimento Familiar.
Uma maneira de ajudar o jovem na construção de quem se é e aonde se deseja chegar, a busca da identidade ocupacional e o projeto de vida é através da intervenção adequada realizada pela orientação vocacional, pois é um processo de autoconhecimento do jovem. Os testes vocacionais visam medir interesses, aptidões e a personalidade do jovem. São avaliadas ainda as suas habilidades, o seu nível de percepção, o raciocínio e a memória. É considerado também o lado pessoal, o equilíbrio mental e emocional, as angústias, os conflitos e as rivalidades da pessoa. Isso por meio de avaliações estruturais, dinâmicas e outros métodos.