A avaliação clínica para diagnóstico com laudo da Drª Regiane utiliza protocolos padronizados internacionais oficiais e multidisciplinares nas áreas de neuropsicologia, neuropedagogia, neuropsicopedagogia, pedagogia, psicopedagogia, psicomotricidade e psicanálise, tem duração de 6 a 10 sessões de 1h cada. Toda avaliação é baseada na CID-11 e nos critérios diagnósticos do DSM-5-TR.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que causa dificuldades de menor ou maior comprometimento nas áreas de comunicação, interação social e comportamento que influenciam significativamente a vida das pessoas afetadas e de suas famílias, pela necessidade de diversos serviços de saúde, educação, entre outros. Muitas vezes, o autismo não é um transtorno que ocorre de forma isolada, e é aí que entram as comorbidades, tais como: TDAH, TOD, distúrbios do sono, distúrbios alimentares, distúrbios da linguagem, ansiedade, depressão, entre outros. A pessoa com TEA é considerada pessoa com deficiência e tem diversos direitos garantidos por lei.
TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR (TOD)
O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é o transtorno infantil caracterizado por comportamento desafiador e desobediente a figuras de autoridade que podem ser os pais, professores, entre outros. O TOD não é um transtorno do neurodesenvolvimento, é um transtorno de conduta, mas pode estar associado e ser uma comorbidade vinculada aos transtornos do neurodesenvolvimento como é o caso mais frequente, o autismo. Os sintomas geralmente começam antes da criança completar oito anos de idade. Eles incluem humor irritável, comportamento argumentativo e desafiador, agressividade e causam problemas comportamentais significativos em casa ou na escola.
TRANSTORNO DE PROCESSAMENTO SENSORIAL (TPS)
O Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) se trata de uma condição neuro-sensorial que pode estar presente em crianças, adolescentes, adultos e idosos e não é uma doença. Neste caso, tanto o cérebro, quanto o sistema nervoso apresentam dificuldades para processar estímulos do ambiente e os sentidos. Esta dentro de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades com a possível presença de Hiper ou Hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente relacionados ao paladar, olfato, tato, visão e audição. Reclamar do som ou de odores, sentir incômodo por texturas de roupas e objetos, ter dificuldade para identificar letras, formas e cores, ser exigente e seletivo com o tipo de comida que quer consumir, assim como apresentar resistência ao contato físico e incomodar-se com a claridade ou escuridão, podem ser algumas das características de pessoas com esta condição. Mas, como é pouco conhecida acaba sendo mascarada e diagnosticada como problemas físicos/biológicos ou até psiquiátricos como depressão, ansiedade, bipolaridade, fobia, TOC, entre outros.
Algumas pessoas aprendem melhor lendo, outras assistindo, outras fazendo, enfim, cada um de nós apresenta uma forma particular para aprender. Isso significa que cada um de nós tem sua modalidade de aprendizagem individual. Assim também acontece com as crianças e adolescentes, que muitas vezes apresentam dificuldades na escola para assimilar e aprender os conteúdos escolares. Estas dificuldades podem estar relacionadas com hipoassimilação, hipoacomodação, hiperassimilação e hiperacomodação. No entanto, muitas vezes, estas modalidades podem ser confundidas com TEA, TDAH, TOD, Dislexia, entre outras.
MAPEAMENTO DE DESEMPENHO
ESCOLAR PARA DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Não há nada mais frustrante para o professor e angustiante para os pais do que se defrontar com a situação de algumas crianças que não aprendem a ler, a escrever, a calcular e realizar demais atividades no mesmo ritmo que outras. Normalmente, as crianças ou adolescentes são encaminhadas ao psicopedagogo quando apresentam dificuldades de aprendizagem. O atendimento psicopedagógico ou neuropsicopedagógico é importante por ser o primeiro encaminhamento que deverá ser feito pela escola, pois através dele haverá um diagnóstico e se houver necessidade o profissional realizará o tratamento adequado ou encaminhamento aos demais profissionais da área da saúde ou educação.
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que começa na infância e costuma persistir na vida adulta, resultando em prejuízos no funcionamento social, acadêmico e profissional. É definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e impulsividade. A pessoa com TDAH tem dificuldade principalmente com a atenção prolongada, com a concentração e com a capacidade de concluir tarefas. Algumas crianças com TDAH são hiperativas, impulsivas e desatentas, ou seja, apresentam os principais sintomas ao mesmo tempo.
ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO (AH/SD)
Altas Habilidades (AH) também conhecida como Superdotação (SD), é caracterizada pelo alto desempenho em uma ou mais áreas de conhecimento, e se destacam em níveis de maior ou menor impacto intelectual, acadêmico, criativo, social, psicomotor e de talento especial. As crianças, adolescentes e adultos com AH/SD variam tanto em habilidades cognitivas quanto em nível de desempenho e personalidade. Por exemplo, uma criança pode ser muito desenvolvida na sua capacidade linguística, enquanto outra criança pode ser melhor desenvolvida na sua capacidade matemática, porém, ambas podem ter dificuldades na interação social. E isso faz parte de uma forte característica que é o hiperfoco na AH/SD. Tal conceito leva à análise de um critério moderno de inteligência, o modelo atual defende que a inteligência humana é múltipla e se divide da seguinte forma: Linguística; Musical; Lógico/matemática; Espacial; Corporal/cinestésica; Interpessoal; Intrapessoal; Naturalística. Crianças e adolescentes com AH/SD também carregam dificuldades escolares geralmente atribuídas à falta de atenção, ao descuido, à frustração e, acima de tudo, ao aborrecimento. Quando não são bem interpretados podem desenvolver depressão, ansiedade, pânico e vários outros transtornos.
HIPERLEXIA, DISLEXIA, DISCALCULIA, DISGRAFIA, DISORTOGRAFIA, DISPRAXIA, DISLALIA E DISFASIA
Distúrbios de aprendizagem são problemas que afetam a capacidade das pessoas de receber, processar, analisar ou armazenar informações. Os principais distúrbios são: HIPERLEXIA - se trata de um desenvolvimento precoce de leitura que geralmente ocorre em crianças de 2 aos 5 anos de idade, é observada em crianças que apresentam características como: Habilidade precoce e autodidata em aprender outras línguas, ler palavras antes dos 5 anos e/ou um intenso fascínio por letras, números, logotipos, mapas ou padrões visuais; Dificuldade significativa em compreender e desenvolver a comunicação com outras pessoas. DISLEXIA - dificuldade de leitura e escrita para associar o símbolo gráfico (as letras) com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência. DISCALCULIA - dificuldade para cálculos e números, de um modo geral não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequências lógicas. DISGRAFIA - dificuldade associada a letras mal traçadas e ilegíveis. DISORTOGRAFIA - dificuldade na linguagem escrita, troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação. DISPRAXIA - dificuldade para planejar e coordenar os movimentos do corpo, manter o equilíbrio, a postura e, algumas vezes, ter dificuldade para falar. DISLALIA - dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. DISFASIA - dificuldade específica de aprendizagem da linguagem oral, dificuldades em expressar-se e em armazenar informações.
MAPEAMENTO DE DESEMPENHO
PSICOMOTOR, COGNITIVO E LINGUÍSTICO
O desenvolvimento de uma boa aprendizagem é a integração de aspectos: afetivo, físico, emocional, social e intelectual do aprendiz, ocasionando uma motivação interna e construindo o conhecimento a todo o momento. Quando algo não esta bem a aprendizagem não acontece, por este motivo o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e linguístico precisam acontecer em sintonia.