Os jovens pedem uma escola mais dinâmica e flexível. Os educadores pedem uma gestão mais democrática. A gestão pede políticas educacionais mais efetivas, que possibilitem recursos para oferecer uma educação de qualidade. Os pais querem filhos cada vez mais capacitados para enfrentar a vida e um mercado de trabalho dinâmico e competitivo, apostando assim, na aprendizagem que deve ser garantida pela escola. Mas, o que exatamente queremos para uma Escola do Futuro?
O futuro das nossas crianças e jovens, de hoje, chegou! Devemos pensar no futuro como algo mais próximo de nós. A Escola do Futuro está acontecendo hoje e para isso precisamos de um novo modo de ensinar e transmitir conhecimento. A novas metodologias estão chegando e a maioria estão voltadas às novas tecnologias, que são usadas para facilitar o processo educacional. A ideia é proporcionar ao aluno recursos que deixem as aulas mais instigantes e deem a ele mais autonomia à própria aprendizagem.
A Escola do Futuro precisará apostar em ensino personalizado, metodologias ativas, e-learning e mais. Na verdade, muito mais. Pois engana-se quem pensa que a escola do futuro deverá ser um aglomerado de salas com tecnologia e aparelhos de última geração onde alunos e professores se conectam o tempo todo através de redes e infraestrutura tecnológica. A Escola do Futuro, não é apenas isso, no entanto, é claro que a tecnologia deve fazer parte da metodologia e das ferramentas utilizadas, porém, vai muito além disso.
A Escola do Futuro precisa formar futuros homens e mulheres capazes e aptos a se organizarem para atuarem como protagonistas do projeto de construção de uma nova sociedade, com outros seres humanos, conscientes de sua dignidade e da sua razão de ser e existir. Entendidos de seus direitos e deveres.
Pensando nisso, a Dra. Regiane Souza Neves, após participar de seminários e congressos nacionais e internacionais sobre o tema, escreveu o livro Princípios norteadores para uma Escola do Futuro (código internacional ISBN 978-65-5392-520-5). Através deste trabalho foi criado, em 2020, o projeto de Implantação da Escola do Futuro, que pode ser realizado em qualquer escola, pública ou particular no país.
Principais tópicos na implantação:
Sendo assim, além de toda tecnologia e metodologia ativa desenvolvida e aplicada, é necessário que o trabalho pedagógico esteja voltado também para a construção de valores educativos e morais, de cidadãos e cidadãs autônomos, que buscam de maneira consciente e virtuosa, o bem-estar pessoal e coletivo.
Em um mundo que muda diariamente, é papel da escola refinar sua capacidade de “pensar fora da caixa” e dar vazão às ideias de forma prática, tendo adaptabilidade para mudar rapidamente quando a rota adotada não for a ideal.
Para muitos, essa necessidade de se reinventar é algo extremamente desgastante do ponto de vista emocional. A capacidade de aprender constantemente e estar pronto para as mudanças vai fazer a diferença no futuro.
E não só as Escolas do Futuro, como do presente, precisam pensar e agir conforme essa nova realidade.